Cuidados com Cerâmica Natural Rústica

Cerâmica Natural – Rústica: Os cuidados devem ser tomados antes do assentamento? Verifique se o material recebido é o que está especificado em seu pedido.

Misture as peças de várias caixas para melhor visualização do ambiente final. Aconselha-se acrescentar no pedido 10% da quantidade para cortes e reserva, para evitar solicitação de complementos. Nas áreas externas em dias muito quentes, umedecer o revestimento com uma brocha com água antes do assentamento.

O contra piso deve ser executado a pelo menos 15 dias, antes ao assentamento: Os níveis e caimento já devem estar no contra piso. O contra piso deve estar limpo, livre de poeira, graxas, cal ou qualquer material solto sobre a superfície.

Em locais de solo úmido (ex. andar térreo) recomendamos um contra piso impermeável e a argamassa com cimento para evitar surgimento de eflorescência (depósito de sais solúveis em cimento).

ASSENTAMENTO- O assentamento deve ser feito com argamassa cimenticola. Para áreas internas e externas utilizar argamassa própria para cada tipo de ambiente.

Espalhar a argamassa com desempenadeira de aço dentada com espessura 6 mm de cordão e preencher antes o tardoz (parte de trás da cerâmica) com argamassa. Deixar juntas de 7 a 10 mm entre as peças e entre peças e obstáculos (pilares, rodapés, paredes e etc.).

A diferença de bitola entre as peças é intencional. Limpar sempre a cerâmica após o assentamento removendo resíduos de argamassa sobre a cerâmica durante o assentamento.

Rejuntamento: Recomenda passar cera ou OLEOFUGANTE antes do rejuntamento para facilitar a limpeza. Após 48 horas de assentamento recomendamos usar rejunte com cimento e areia fina ou pó de quartzo. (2 partes de areia para 1 de cimento).

Umedecer o piso antes do rejuntamento.Aplicar o rejunte em planos de no Maximo 2m e limpar em seguida com esponja e água limpa

LIMPEZA: No dia seguinte ao rejuntamento lavar o local com uma solução de acido muriático a 10% de acido. Enxaguar com água até certificar-se de que não há mais nenhum resíduo de rejunte.

IMPERMEABILIZAÇÃO: Em áreas de churrasqueira, garagem, ou onde há risco de cair óleo ou gordura Em outras áreas, onde não há esse risco a impermeabilização é opcional. Após a limpeza deve-se aguardar o piso estar totalmente seco, para só então realizar a impermeabilização.

Recomendamos a utilização do impermeabilizante OLEOFUGANTE, pois não cria película, não dá brilho e mantém as características do produto.

Nas Cerâmicas Rústicas (Linha básica e Linha envelho) com superfícies porosas que possivelmente terão problemas com manchas de óleos, gorduras, refrigerantes, graxas, vinhos, entre outro, aplicadas em churrasqueiras, garagens, decks de piscinas, pias de cozinhas, balcões, calçadas, etc.